terça-feira, 7 de junho de 2011

educação (e.du.ca.ção)
sf (lat educatione) 1 – Ato ou efeito de educar. 2 – Aperfeiçoamento das faculdades físicas intelectuais e morais do ser humano; disciplinamento, instrução, ensino. 3 – Processo pelo qual uma função se desenvolve e se aperfeiçoa pelo próprio exercício: Educação musical, profissional etc. 4 – Formação consciente das novas gerações segundo os ideais de cultura de cada povo. 5 – Civilidade. 6 – Delicadeza. 7 – Cortesia. 8 – Arte de ensinar e adestrar os animais domésticos para os serviços que deles se exigem. 9 – Arte de cultivar as plantas para se auferirem delas bons resultados. Educação Física: a que consiste em formar hábitos e atitudes que promovam o desenvolvimento harmonioso do corpo humano, mediante instrução sobre higiene corporal e mental e mediante vários e sistemáticos exercícios, esportes e jogos.

       Se procurarmos em um dicionário, perceberemos facilmente o quão amplo é o significado da palavra educação, que não se restringe a ensinamentos escolares e muito menos a conteúdos curriculares. De modo geral podemos e devemos entender que toda experiência vivida é de algum modo educativa e que a má educação também é ensinada no dia-a-dia.
       Comprar um dicionário para o Sr. Nada Excelentíssimo Ministro da Educação, Fernando Haddad, com certeza seria investir melhor o dinheiro do contribuinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o assunto da postagem, queremos sua opinião. Caso queira propor novos assuntos e novas discussões dentro dos propósitos do 'O que se vê!?.' nos escreva. oqcvbr@gmail.com